A INFLUÊNCIA DA MODA NO CINEMA
A união entre cinema e moda perdura há anos, visto que atores e atrizes são capazes de influenciar o telespectador na maneira de se vestir. A repercussão da moda no cinema atualmente ainda é admirada por muitos e até chegar às araras das lojas há uma trajetória, onde o seu principal meio de transporte é a indústria cinematográfica.
Grandes marcas viram nessa relação do cinema com o público uma oportunidade de transformar as produções e os artistas em vitrines devido à sua popularidade e, consequentemente, à visibilidade. Assim passou a ser frequente a assinatura de estilistas em figurinos de superproduções. Ademais, a moda juntamente com o cinema pode buscar ideias passadas a fim de lançar novas tendências, pois é uma oportunidade para entender o comportamento das pessoas e quando um filme ganha repercussão nas telonas, junto com a sua visibilidade vem uma série de produtos e comportamentos oriundos daquele filme.
Dessa forma, a indústria cinematográfica é um ótimo meio para “plantar a semente da moda” na população e tem alta repercussão na venda de roupas e acessórios.
Um dos exemplos mais marcantes e interessante de ser mencionado, é o famoso vestido “pretinho básico” utilizado por Audrey Hepburn em 1961 no filme Bonequinha de Luxo, assinado por Hubert Givenchy e entre outros filmes da atriz que geraram um fenômeno nas lojas de roupas.
Também em 1932, o figurinista Gilbert Adrian criou um vestido branco com mangas bufantes e cintura marcada, o qual foi usado por Joan Crawford no filme A Redmida e por incrível que pareça 500 mil peças foram vendidas em apenas uma loja de departamento nos EUA.
Podemos destacar também, a moda masculina, como no caso do jeans, visto que até a década de 1950 era considerado um tecido para usar no dia a dia do trabalho, mas com a “ascensão hollywoodiana” de Marlon Brando e James Dean, as peças ganharam autenticidade, principalmente por ser percebido como um estilo descolado de blue jeans & t-shirt. Logo, o público gostou tanto, que alcançou o status que se mantém até nos dias atuais.
Também, nos anos 80, os filmes de John Hughes, fizeram não somente sucesso de bilheteria, mas também nas lojas de roupas, Molly Ringwald, que estrelou alguns filmes do diretor, como Pretty in Pink, se tornou um ícone da moda para os jovens dos anos 80. Os paletós com ombreiras, chapéus e broches estavam sempre presentes em qualquer filme que Molly atuava. Portanto, é perceptível que a moda masculina também tem um papel importante e recebe muita influência cinematográfica.
Além do mais, marcas importantes começaram a competir para vestir as grandes atrizes, mas por qual motivo? As celebridades não influenciam apenas no modo de se vestir, porque a vestimenta se torna um estilo de vida. No Red Carpet do Oscar - desfile mais esperado do ano - podemos observar a discussão de quais atrizes e atores estão mais bem vestidos no evento, bem como os seus acessórios e a imagem de glamour.
Um fato interessante, foi quando a editora chefe da Vogue, Anna Wintour, colocou a primeira celebridade na edição mais importante do ano, o mundo da moda e glamour se abriu rapidamente para as atrizes, que também conseguiram impacto na era digital.
A partir desse compilado de filmes e fatos que influenciaram os indivíduos no modo de se vestir, é perceptível que o cinema já foi e é, até nos dias atuais, muito utilizado como meio de compartilhar ideias e pensamentos. Incentivar a indústria da moda através do cinema foi uma das grandes descobertas da alta costura, bem como das grifes mais famosas do mundo. É importante destacar que a preparação dos figurinos exige uma pesquisa intensa de referências a fim de cumprir com as funções estéticas e comunicativas.
Alguns figurinos podem causar impacto e tornar-se inspiração para a criação de coleções e desempenham um papel muito relevante no cinema e no teatro, visto que vários elementos estão envolvidos na transmissão de uma mensagem.
Além disso, é bom lembrar que o conceito de moda abrange muito mais do que roupas, visto que a cultura, o mercado, a tecnologia e a dança também podem ser moda.
Dessa forma, o cinema, com o passar do tempo, deixou de ser apenas uma referência fashion e comportamental, tornando-se uma vitrine na qual é possível expor diferentes modelos de roupas, calçados e até acessórios. A roupa do personagem compõe um sonho de consumo e o figurino dos atores viraram tendência.
Além do mais, sem a moda, o cinema não seria capaz de estruturar narrativas tão cheias de detalhes tendo as vestimentas como particularidades e não teria como aliado um grande propagador de magníficas criações, lançando tendências nas ruas e nas passarelas.
Por fim, com o auxílio da moda, é possível desenvolver uma identidade singular em conjunto com alguns elementos como senso de humor, sarcasmo, época e outras características que retratam uma cena: tudo isso a partir de um figurino.